Wednesday, June 17, 2009

Fadista Duarte participa no Festival de Kios a convite de Evanthia Reboutsika

O fadista Duarte, a convite da compositora grega Evanthia Reboutsika, participa sábado no I Festival de Arte na Terra de Mastilha, em Kios, na Grécia.
O convite surgiu depois dos 12 espectáculos que o fadista realizou em Novembro e Dezembro passados na Grécia com a mesma compositora.

"Os espectáculos correm bem, felizmente, e voltaram a convidar-me", disse o fadista, que já este ano actuou na Guiné-Bissau por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

Na Grécia, Duarte cantará acompanhado à viola e à guitarra portuguesa por Custódio Castelo e pela orquestra de Evanthia Reboutsika, constituída por instrumentos tradicionais helénicos e também piano, percussões e contrabaixo.

Do seu repertório, o fadista irá interpretar "Fado Novembro" (Duarte/Fado Menor), "Prece" (Pedro Homem de Melo/Rui Veloso), "Quadras ao Gosto Popular" (Fernando Pessoa/Fado Alfacinha), "Évora Doce" (Duarte), "Eu sei que foste eterna numa hora" (Duarte/Fado Alberto), entre outros.

Duarte interpretará também temas em grego, designadamente "O xoros ton astron" (Evanthia Rempoutsika), "To Tsigaro" (E. Rempoutsika), "Min ton rotas ton ourano" (A. Symvoulopoulos), e "Stihima" (E. Rempoutsika).

"Há algumas canções para as quais criei versões ou o refrão em português, e que também vou interpretar. São os casos de `Prodossia - Traição` e `Megali apokalipsi - O grande apocalipse`, ambas da Evanthia Rempoutsika", indicou o fadista à Lusa.

Natural de Évora, Duarte descobriu o fado em 1987, tem formação musical, nomeadamente em piano e guitarra clássica, e canta habitualmente no restaurante típico Senhor Vinho, em Lisboa.

Em 2004, integrou a selecção "Fados do Porto", com o tema "Dizem que o meu fado é triste", de sua autoria, e editou o primeiro álbum, "Meus fados".

Em 2005 recebeu o Prémio Amália Rodrigues Revelação. Editará um novo álbum no próximo ano.

Evanthia Reboutsika é uma popular compositora grega que tem procurado no seu trabalho combinar elementos musicais da tradição ocidental com a oriental. O seu álbum "To asteri kai I efchi" foi disco de ouro.

Evanthia Reboutsika compõe para filmes, séries televisivas e peças de teatro, tendo já recebido alguns prémios internacionais, designadamente o 1.º Prémio do Festival de Música de Salonica, e o World Soundtrack Discovery Award 2006 da World Soundtrack Academy da Bélgica.


Fonte: Lusa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home



Évora Doce
By Duarte
BestAudioCodes.com